quinta-feira, 15 de novembro de 2007

postheadericon Modems ADSL USB

Os modems ADSL podem ser divididos em três categorias. Os modems bridge, os que podem ser configurados como router e os modems USB, que são os modelos mais baratos, simples e de um modo geral de mais baixa qualidade.

Os modems que são conectados na placa de rede são muito simples de configurar, pois conversam com o sistema operacional usando um protocolo padrão, o próprio protocolo Ethernet.

Os modelos atuais podem ser configurados como bridge ou router. Em modo bridge (ponte) o modem serve apenas como um ponto de comunicação entre sua placa de rede e o roteador instalado na central telefônica. Para se conectar você precisa utilizar um utilitário de autenticação, como o pppoeconf ou o rp-pppoe e informar seu login e senha de acesso, fornecidos pelo provedor.

o configurar o modem em modo router (roteador) sua vida fica muito mais simples, pois o próprio modem faz a autenticação e compartilha a conexão com o seu micro. Você precisa apenas configurar a rede via DHCP para navegar. O modem pode ainda configurar a conexão com vários micros e serve como firewall para a rede.

A configuração do modem pode ser alterada através de uma interface de configuração acessível via navegador. O modem vem configurado de fábrica com um IP como 10.0.0.138 ou 192.168.1.254 e um login e senha padrão, informações que você encontra no manual. Você precisa apenas acessar este endereço padrão usando o navegador, a partir do micro conectado no modem.

Os modems USB por sua vez são uma espécie que trabalha de forma muito mais precária. Em primeiro lugar, eles precisam de um driver para funcionar, o que nos faz cair no mesmo problema dos softmodems: os drivers são muitas vezes proprietários, muitas vezes contém bugs e não vêm pré-instalados em muitas distribuições.

Além do driver é necessário o arquivo do firmware correspondente ao seu modem. O firmware é um software que é carregado no próprio modem quando ele é ativado e é responsável por controlar o hardware, permitindo que ele se comunique com o driver instalado na sua máquina. Sem o firmware correto o modem simplesmente não funciona.

Se você tem a opção de escolher, troque imediatamente seu modem ADSL USB por um modelo completo, ligado na placa de rede. Sua vida será muito mais longa e feliz. Caso contrário, aceite minhas condolências e continue lendo... :-P

O driver para o Speedtouch USB (que inclui suporte para o Speedtouch 330 da Alcatel) o modelo USB mais popular aqui no Brasil, pode ser encontrado no:

http://sourceforge.net/projects/speedtouch/

Esta é aquele modelo pequeno, que parece uma pulga em cima do monitor. Ele foi bastante popular numa certa época, quando a diferença de preço entre ele e os modems roteadores ainda era grande. Hoje em dia os modems ADSL de uma forma geral caíram muito de preço e deixou de existir uma diferença significativa.

Você precisa baixar dois arquivos. O driver propriamente dito está enquanto escrevo na versão 1.3 e pode ser baixado no: http://prdownloads.sourceforge.net/speedtouch/speedtouch-1.3.tar.gz

Na página estão disponíveis também alguns pacotes pré-compilados para o Fedora e Mandrake.

O segundo arquivo é o firmware do modem, o arquivo SpeedTouch330_firmware_3012.zip que pode ser baixado no: http://www.speedtouch.com/driver_upgrade_lx_3.0.1.2.htm

Para instalar o driver, descompacte o arquivo, acesse a pasta que será criada e rode os comandos de sempre:

$ ./configure
$ make
$ su
# make install

Depois de instalado o driver, copie o arquivo do firmware para a pasta /etc/speedtouch/, criada durante a instalação.

A configuração do modem é feita pelo comando:

# speedtouch-setup

Nesta etapa você precisa informar os valores VPI e VCI usados pela operadora. Estes valores são necessários para configurar todo tipo de modem, por isso você pode obtê-los com o suporte técnico ou no Google. Para a Telefonica por exemplo o VCI é 35 e o VPI 8.

Para conectar, chame o comando

# speedtouch-pppoe start

Num certo ponto ele pedirá a localização do firmware do modem. No passo anterior foram criados dois arquivos dentro da pasta /etc/speedtouch, o KQD6_3.012 (usado pelo Speedtouch 330 Rev 0200) e o ZZZL_3.012 (Speedtoch 330 Rev 0400). O Rev 0400 é o mais comum nas instalações da Telefonica, na dúvida tente ele primeiro.

Se o driver estiver corretamente instalado, o script vai fazer o upload do firmware para o modem e ativá-lo. As luzes ficam piscando por pouco mais de um minuto e a conexão é finalmente efetuada.

Para desconectar, use o comando:

# speedtouch-pppoe stop

Se você quer um utilitário de configuração mais amigável para conectar e desconectar, pode experimentar o gnome-ppx, disponível no: http://gnome-ppx.berlios.de/

Na seção de download dentro da página clique no "Download Installer version". Isso baixa um script baseado no autopackage, que baixa e instala o pacote automaticamente, como os ícones mágicos do Kurumin.

Basta dar permissão de execução a ele e executá-lo com o comando:

./gnome-ppx-0.6.1.package

Depois de instalado, chame o programa com o comando:

Outro modelo que precisa de drivers adicionais é o Zyxel630, que é muito popular em Portugal, vendido geralmente como "Octal a360". Este modelo não é tão comum no Brasil, mas é possível encontrá-lo à venda em algumas lojas online.

O driver pode ser baixado no: http://sourceforge.net/projects/zyxel630-11

Uma outra página dedicada a prestar suporte a este modem, que inclusive disponibiliza um driver alternativo é a: http://gulest.est.ips.pt/octal/

Enquanto escrevo, a versão mais recente é o arquivo amedyn-2004-08-04-src.tgz. Este driver foi declarado estável, por isso não é mais atualizado com tanta freqüência.

Descompacte o pacote e, dentro da pasta amedyn/ que será criada, rode o comando:

# make

Este driver pode ser problemático de instalar em algumas distribuições. Em várias o script de instalação simplesmente não funciona, terminando com vários erros. Nestes casos você pode compilar apenas o módulo e copiar o script de inicialização manualmente:

1- Acesse a pasta "amedyn/module/" e rode os comandos:

# ./configure
# make

Copie os módulos "amedyndbg.ko" e "amedyn.ko" que serão gerados para a pasta "/lib/modules/2.x.x/extra/" e rode o comando "depmod -a"

2- Acesse agora a pasta "amedyn/scripts/" e instale-os com o comando:

# make

Edite agora o arquivo /etc/amedyn, onde vai a configuração do protocolo e do provedor. Ele ficará:
PROTOCOL_MODE=4
VPI=8
VCI=35

Substitua os valores VPI e VCI pelos do seu provedor. Os números 35 8 usados no exemplo são os usados pela Telefonica. Você pode se informar sobre os números usados no seu provedor ligando para o suporte.

Para conectar, você precisa carregar os dois módulos que dão suporte ao modem, usando o modprobe e executar o script que ativa o modem:

# modprobe amedyn
# modprobe amedyndbg
# amstart.sh

O próximo passo é configurar a conexão, com as informações do provedor, login e senha e conectar. Você pode usar gnome-ppx, que citei no tópico anterior, que é o programa gráfico mais usado atualmente.

Outros programas, mais antigos, mas que ainda pode ser usados são o gpppoe-conf e o comando adsl-setup. Ao usar um dos dois, deixe para executar o comando amstart.sh depois de configurar a conexão.

0 comentários: